Locutor Profissional Pedro Lopes

Locutor Profissional Pedro Lopes
Contatos Profissionais - (88) 9469-8493

Radialista Pedro Lopes

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Fogo destrói APA na Ibiapaba


     A Área de Proteção Ambiental, em floresta na Serra da Ipiabapa, está sendo destruída por um incêndio. O fogo foi iniciado no sábado e até o fechamento desta edição ainda não havia sido debelado. O problema colocou em ação a Brigada de Combate a Incêndio daquela reserva florestal, bem como vem mobilizando outros órgãos de prevenção e combate ao fogo na região.
     De acordo com o morador Benedito Marcelo Gomes, que reside próximo à cidade de Frecheirinha, os primeiros focos foram visto pela população por volta de meio-dia de sábado. "O fogo começou pequeno e depois pegou dimensão bem maior devido aos fortes ventos", comentou o morador.
    Na tarde de domingo, o fogo chegou a atingir as margens da rodovia federal BR-222, que corta a serra em destino à cidade de Tianguá, atrapalhando a visibilidade dos motoristas que trafegavam pelo aquele trecho de 11km. O gestor do Parque Nacional de Ubajara, Humberto Souza Bezerra, responsável também pelo monitoramento na área que está queimando, tão logo soube do incêndio, imediatamente deslocou a equipe de brigadistas de Frecheirinha. Os homens trabalharam até a manhã de domingo na tentativa de debelar as chamas.
     Não se sabe ainda como surgiram os pontos de incêndio que se espalharam em direção à Serra da Ibiapaba, porém, nesta época do ano, quando a vegetação está mais seca e os ventos são mais fortes, qualquer ponta de cigarro é suficiente para iniciar um foco de fogo.
     A Serra da Ibiapaba é uma área de grande fluxo de veículos, principalmente de caminhões, devido à BR-222, que corta a serra, ligando o Ceará ao Estado do Piauí.
     Também conhecida como Serra Grande, Chapada da Ibiapaba e Costa da Serra da Ibiapaba, a área divide os Estados do Ceará e Piauí. É nesta serra que se inicia o Riacho Ipuçaba, onde vai desaguar na famosa Bica do Ipu, uma queda d´água de mais de 100 metros, conhecida como "Véu de Noiva". A região é de grande importância para o acervo ambiental do Estado. Há uma diversidade de fauna e flora que precisa ser preservada de qualquer degradação, como os focos de fogo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário