Locutor Profissional Pedro Lopes

Locutor Profissional Pedro Lopes
Contatos Profissionais - (88) 9469-8493

Radialista Pedro Lopes

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tianguá completa 121 Anos

   A maior cidade da região da Ibiapaba, Tianguá completa dia 31 de Julho 121 anos. A nossa metrópole da Ibiapaba é uma cidade em pleno processo de desenvolvimento, um povo maravilhoso que sempre quer ver o melhor para esta terra tão amada por todos os Ibiapabanos.


   Confira a programação (quinta-feira, 28 ): Garota Safada e Forró Real. Dia 29 (sexta-feira, 29) Limão com Mel e Forró Estourado. (sábado, 30): Raça Negra , Forró Stylo e Balancear. Os shows acontecem na maior praça de eventos da região, Pólo de Lazer Régis Diniz.
   O povoado havia recebido nomes pela ordem de: Mocozal, Chapadinha e finalmente Barrocão. Este último nome foi criado, em 1887, pela revolução provincial nº 1882 e quer dizer lugar de muitos aclives. Em 9 de setembro de 1890, a denominação muda para Vila de Tianguá.

   As primeiras terras pertencentes ao município de Tianguá foram habitadas pelos índios Tabajaras. A colonização ocorreu no século XVII, com a chegada de um fazendeiro vindo da então Vila Viçosa.

   Entre os anos de 1852 e 1883, a primeira capela foi construída. Uma imagem de Nossa Senhora Sant’Ana (com 69 cm de altura), que era sua protetora ,veio de Portugal. Com o passar dos tempos, a imagem foi substituída por outra de tamanho maior.

   No ano de 1957 um jovem padre assumiu a paróquia, mandando demolir uma parede da igreja para reformá-la. Na ocasião, foi encontrada ali a santa que havia sido substituída pela maior.

   Distrito de Paz da Vila Viçosa Real do Ceará, sob a jurisdição de Pernambuco, o município foi criado em 31 de julho de 1890, pelo Decreto Nº 33, sendo instalado em 12 de agosto de 1890 e recebendo a denominação de Tianguá. Foi pelo Decreto Nº 443, de 20 de dezembro de 1938, que foi elevado definitivamente à condição de cidade.

   1971- Criada a Diocese de Tianguá. Toma posse no dia 20 de agosto, o seu 1° bispo, Dom Francisco Timóteo Nemésio Pereira Cordeiro.

   1973- Jubileu de prata sacerdote do vigário Padre Otalício. Vinte sacerdotes presentes, com a presença do bispo Dom Timóteo concelebraram na Igreja de São Francisco; na ocasião Dom Timóteo conferio ao Padre Otalício, o titulo de monsenhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário