Locutor Profissional Pedro Lopes

Locutor Profissional Pedro Lopes
Contatos Profissionais - (88) 9469-8493

Radialista Pedro Lopes

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Em IBIAPINA, Sindicância apura remédios vencidos


Moradoras de Ibiapina afirmam que receberam medicamentos com validade vencida da farmácia do Município.
     A denúncia de que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) deste Município de Ibiapina estariam recebendo medicamentos, como Captopril e Fenatil, com data de validade vencida, levou a Secretaria de Saúde a abrir uma sindicância para apurar o caso. Pelo menos cinco pacientes reclamaram na Sede de Sindicato dos Servidores Públicos do Município, que encaminhou o caso para a Delegacia de Polícia local.
    A notícia é confirmada pelo delegado de Polícia Civil do Município, Dr. Márcio Fernandes de Oliveira, que na manhã de ontem recebeu em seu gabinete a paciente Maria de Lourdes Aguiar Neto, que é atendida pelo Caps. Ela chegou à Delegacia levando na mão uma caixa de comprimidos Fenatil 25mg acompanhado de uma receita médica que confirma a entrega do medicado pela Central Farmacêutica. "Estive lá para receber o remédio dia 29 e, de lá para cá, depois que passei a tomar os comprimidos, comecei a passar mal e meu estado de saúde só piora", disse ela.
     A versão apresentada pela paciente é contestada pelo Município. "Desde quando surgiu as primeiras notícias de que estava havendo este tipo de problema, imediatamente fizemos um levantamento no estoque e não foi encontrado nenhum medicamento fora do prazo de validade", se defende a farmacêutica Daniele Tavares.
    Ela acrescentou que o lote do medicamento apresentado pela paciente na Delegacia nunca fez parte do estoque dos medicamentos distribuídos pelo Municípios. "Verificamos todas as notas fiscais de compra de medicamentos e não encontramos o lote dos comprimidos apresentado. Acredito que ela adquiriu o remédio em outro Município", disse Daniele Tavares.
    A dona de casa Antônia Maria do Nascimento também esteve na Delegacia de Polícia Civil para reclamar que foi vítima da distribuição de medicamento vencido. "Eu estive na farmácia de Ibiapina onde me entregaram 12 cartelas de Captopril também vencida", afirmou a dona de casa.
     Ela é mais uma que reclama da piora no seu quadro de saúde.

Um comentário: